Thursday, April 4, 2013

AULA SOBRE NÚMEROS INTEIROS


Números Inteiros
O conjunto dos números Inteiros é representado pela letra Z (maiúscula), inclui todos os números inteiros positivos e inteiros negativos
Os números inteiros positivos foram os primeiros números trabalhados pela humanidade e tinham como finalidade contar objetos, animais, enfim, elementos do contexto histórico no qual se encontravam.

Números Inteiros Positivos

O conjunto dos números inteiros positivos recebe o nome de conjunto dos números naturais. Sendo ele:


N={0,1,2,3,4,5,6…}

As operações com números inteiros
Adição é uma operação que serve para agrupar ou quantificar em forma de um resultado expresso por um valor numérico real. Os termos da adição são chamadas de parcelas e o resultado da operação de adição é denominado soma ou total.
Ex. 1º parcela + 2º parcela = soma ou total

          A ordem das parcelas nunca altera o resultado de uma adição: 
         a + b = b + a
         O zero é elemento neutro da adição: 0 + a = a + 0
Subtração traz a ideia de retirada. Ao resolver determinada situação-problema, é preciso retirar elementos de um todo para saber quantos sobram. O primeiro termo de uma subtração é chamado minuendo, o  segundo, subtraendo e o resultado da operação de subtração é    denominado resto ou diferença
 Ex. minuendo - subtraendo = resto ou diferença

Exemplo 1 Adição

As parcelas são: 8 e 10

10+8=18
8+18=18

O resultado não foi alterado.
    

  Exemplo 2 Subtração

5 678  minuendo
                -  2 789  subtraendo
                   2 889  resto ou diferença

Se houver a inversão das parcelas o valor da diferença será alterado.

Rocha, Fabio Tavares Nascimento, Matematica,4 MIRANDA, Marilene Moussa, CASARIN, Nelson Elinton Fonseca. Editora Casa Publicadora Brasileira 1ºedição, São Paulo, 2004.

1 comment:

  1. Realmente vocês compreenderam o objetivo do nosso trabalho de conclusão de curso. Adorei este BLOG. PARABÉNSA PELA ORGANIZAÇÃO DAS PONSTAGENS E PELA BELA APRESENTAÇÃO.Espero que este recurso seja muito bem administrado e continue sendo utilizado por vocês, futuras brilhantes professoras.

    Abçs da Professora Carla Danúbia

    ReplyDelete