Saturday, March 30, 2013



Apresentamos um seminário no qual um dos temas foi: CONTEÚDOS E ABORDAGENS MATEMÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL 1, vamos falar um pouco sobre o assunto?

Seminário apresentado em 18/02/2013

Apresentação formulada com base em questionamentos que buscaram estudar os desafios enfrentados pelos professores de matemática do ensino fundamental 1

O professor graduado em Pedagogia, para ensinar a Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, enfrenta que desafios?

Para responder a essa pergunta, um dos objetivos do trabalho e da monografia apresentada, foi feita uma pesquisa com os Professores da Rede Pública Municipal de Rondonópolis – Mato Grosso, professores que atuam com o ensino da matemática nas séries iniciais.

Foi aplicado um questionário, feita uma entrevista, e os dados obtidos possibilitaram um diagnóstico acerca do assunto, informações gerais sobre os docentes envolvidos com esta disciplina e os desafios enfrentados por eles.

Fatos interessantes da pesquisa:

  • Existem docentes com outra licenciatura que não a pedagogia (embora as entrevistas tenham sido realizadas apenas com os pedagogos)
  • Quanto ao gênero, todos os pedagogos eram do sexo feminino, ou seja, pedagogas.

A pesquisa relacionou as falas dos sujeitos com a maneira como vem sendo organizada a formação matemática do pedagogo nos cursos de pedagogia de Mato Grosso.

Objetivo: promover sínteses construtivas que ajudem a elucidar quais são os desafios que o professor graduado em Pedagogia enfrenta para ensinar Matemática nos Anos iniciais do Ensino Fundamental.

Eixos de análise:

  • A formação do pedagogo
  • Processo Ensino/Aprendizagem
  • A atuação do pedagogo no ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Desafios e problemas enfrentados

 

Críticas das maiorias das professoras:

  • Carga horária insuficiente
  • Dicotomia entre a teoria e a prática
  • Distanciamento entre o que é abordado no curso de pedagogia e a realidade concreta da escola.
  • “O curso de Pedagogia em si, ele tem uma defasagem muito grande nesta questão de Matemática (...) não tem uma base teórica, nenhuma base para você estar trabalhando, (...) Falta realmente um tempo maior destinado tanto para Matemática como para outras disciplinas. (...) Só no terceiro ano um módulo é trabalhado e aí você tem muita coisa para ver e acaba vendo pinceladamente (...)”. (Professora Verde)
  • “(...) eu acho que no curso de Pedagogia tinha que ter uma mudança tanto em Língua Portuguesa como em Matemática. Eu acho que foi pouco, não lembro a carga horária, mas foi pouco e insuficiente (...) eram coisas muito fáceis que parece que preparava a gente só mesmo para vir para aquela alfabetização matemática que era uma coisa muito pequena, muito fácil. A gente tinha aquelas microaulas.” (Professora Vermelho)

 

O Processo Ensino-Aprendizagem

Concepção sobre a matemática/Importância atribuída ao ensino da Matemática:

“(...) uma ciência exata (...), por exemplo, 2+2 são 4 e acabou, não tem como dar 5. (...) Eles têm muita dificuldade de aprender a Matemática, por ser uma ciência exata. (...)” (Professora Verde)

“A Matemática é o dia-a-dia do aluno (...) ela tem importância fundamental na vida do aluno, no dia-a-dia, na convivência dele, nos horários.” (Professora Verde)

  • Tomadas de decisões sobre a seleção dos conteúdos a serem ensinados e das metodologias a serem utilizadas;
  • Contradição nas falas das professoras: Ciência Exata X utilizada nas ações do dia-a-dia;
  • Valorizar mais o processo do que o produto – mais importante que aprender é aprender a aprender: professor mediados entre o conhecimento historicamente produzido e o aluno.
  • Romper o ensino tradicional da matemática: tarefa difícil – o professor que foi educado para conceber a matemática como algo pronto tem dificuldade para vê-la como algo em construção.
  • Considerar conhecimentos prévios dos alunos
  • O ensino da matemática não deve ocorrer de maneira isolada, mas sim aliado a outras áreas do conhecimento.

“(...) eu não sou a favor de decorar e sim que eles construam (...) eu ensino o processo de construção”. (Professora Rosa)

Para a maioria das professoras, o conhecimento matemático deve ser ensinado na perspectiva da construção, de maneira lúdica, lançando mão do material concreto como ferramenta pedagógica para a construção dos conceitos matemáticos.

“(...) eu utilizo bastante material concreto com eles (...) com esse material eu consigo melhorar a aula do que só ficar naquela aula de giz e quadro, naquela aula expositiva (Professora Azul);  É mais difícil, é trabalhoso, mas eu acredito no lúdico (...) material dourado (...) Tangran (...) (Professora Amarelo);  (...) utilizo jogos, tabelas, material dourado. Eu procuro coisas concretas (...) (Professora violeta). A professora Azul acredita que o aluno aprende com o lúdico: (...) com a ajuda do material concreto que, é primordial para a matemática, e com o interesse deles. (...) E acrescenta que é vivenciando, é mexendo com o material, é dessa forma que ele consegue se apropriar, ou levando aquilo para realidade.”

 

 

 

No comments:

Post a Comment