Apresentamos um seminário no qual um dos temas foi: CONTEÚDOS E ABORDAGENS MATEMÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL 1, vamos falar um pouco sobre o assunto?
Apresentação formulada com base
em questionamentos que buscaram estudar os desafios enfrentados pelos
professores de matemática do ensino fundamental 1
O professor graduado em Pedagogia, para ensinar a Matemática nos Anos
Iniciais do Ensino Fundamental, enfrenta que desafios?
Para responder a essa pergunta,
um dos objetivos do trabalho e da monografia apresentada, foi feita uma
pesquisa com os Professores da Rede Pública Municipal de Rondonópolis – Mato
Grosso, professores que atuam com o ensino da matemática nas séries iniciais.
Foi aplicado um questionário,
feita uma entrevista, e os dados obtidos possibilitaram um diagnóstico acerca
do assunto, informações gerais sobre os docentes envolvidos com esta disciplina
e os desafios enfrentados por eles.
Fatos interessantes da pesquisa:
- Existem
docentes com outra licenciatura que não a pedagogia (embora as entrevistas
tenham sido realizadas apenas com os pedagogos)
- Quanto
ao gênero, todos os pedagogos eram do sexo feminino, ou seja, pedagogas.
A pesquisa relacionou as falas
dos sujeitos com a maneira como vem sendo organizada a formação matemática do
pedagogo nos cursos de pedagogia de Mato Grosso.
Objetivo: promover sínteses
construtivas que ajudem a elucidar quais são os desafios que o professor
graduado em Pedagogia enfrenta para ensinar Matemática nos Anos iniciais do
Ensino Fundamental.
Eixos de análise:
- A formação do pedagogo
- Processo Ensino/Aprendizagem
- A atuação do pedagogo no ensino da
matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Desafios e problemas
enfrentados
Críticas das
maiorias das professoras:
- Carga
horária insuficiente
- Dicotomia
entre a teoria e a prática
- Distanciamento
entre o que é abordado no curso de pedagogia e a realidade concreta da
escola.
- “O
curso de Pedagogia em si, ele tem uma defasagem muito grande nesta questão
de Matemática (...) não tem uma base teórica, nenhuma base para você estar
trabalhando, (...) Falta realmente um tempo maior destinado tanto para
Matemática como para outras disciplinas. (...) Só no terceiro ano um
módulo é trabalhado e aí você tem muita coisa para ver e acaba vendo
pinceladamente (...)”. (Professora Verde)
- “(...)
eu acho que no curso de Pedagogia tinha que ter uma mudança tanto em
Língua Portuguesa como em Matemática. Eu acho que foi pouco, não lembro a
carga horária, mas foi pouco e insuficiente (...) eram coisas muito fáceis
que parece que preparava a gente só mesmo para vir para aquela
alfabetização matemática que era uma coisa muito pequena, muito fácil. A
gente tinha aquelas microaulas.” (Professora Vermelho)
O Processo Ensino-Aprendizagem
Concepção sobre a matemática/Importância
atribuída ao ensino da Matemática:
“(...)
uma ciência exata (...), por exemplo, 2+2 são 4 e acabou, não tem como dar 5.
(...) Eles têm muita dificuldade de aprender a Matemática, por ser uma ciência
exata. (...)” (Professora Verde)
“A
Matemática é o dia-a-dia do aluno (...) ela tem importância fundamental na vida
do aluno, no dia-a-dia, na convivência dele, nos horários.” (Professora Verde)
- Tomadas
de decisões sobre a seleção dos conteúdos a serem ensinados e das
metodologias a serem utilizadas;
- Contradição
nas falas das professoras: Ciência Exata X utilizada nas ações do
dia-a-dia;
- Valorizar
mais o processo do que o produto – mais importante que aprender é aprender
a aprender: professor mediados entre o conhecimento historicamente
produzido e o aluno.
- Romper
o ensino tradicional da matemática: tarefa difícil – o professor que foi
educado para conceber a matemática como algo pronto tem dificuldade para
vê-la como algo em construção.
- Considerar
conhecimentos prévios dos alunos
- O
ensino da matemática não deve ocorrer de maneira isolada, mas sim aliado a
outras áreas do conhecimento.
“(...)
eu não sou a favor de decorar e sim que eles construam (...) eu ensino o
processo de construção”. (Professora Rosa)
Para a maioria das professoras, o
conhecimento matemático deve ser ensinado na perspectiva da construção, de
maneira lúdica, lançando mão do material concreto como ferramenta pedagógica
para a construção dos conceitos matemáticos.
“(...)
eu utilizo bastante material concreto com eles (...) com esse material eu
consigo melhorar a aula do que só ficar naquela aula de giz e quadro, naquela
aula expositiva (Professora Azul); É
mais difícil, é trabalhoso, mas eu acredito no lúdico (...) material dourado
(...) Tangran (...) (Professora Amarelo);
(...) utilizo jogos, tabelas, material dourado. Eu procuro coisas
concretas (...) (Professora violeta). A professora Azul acredita que o aluno
aprende com o lúdico: (...) com a ajuda do material concreto que, é primordial
para a matemática, e com o interesse deles. (...) E acrescenta que é
vivenciando, é mexendo com o material, é dessa forma que ele consegue se
apropriar, ou levando aquilo para realidade.”
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