Friday, March 29, 2013

Para começarmos a falar da matemática, porque não iniciarmos apresentando a vocês algumas atividades lúdicas destinadas ao ensino fundamental I envolvendo Números Naturais apresentadas por nós na sala de aula? Então vamos nessa!

 
ATIVIDADE LÚDICA - Ordenação de números naturais na reta numérica.

Elaborado por Michelle Machado Lopes

Apresentado na aula do dia 17/12/2012

OBJETIVO:

Ensinar a ordenação dos números naturais na reta numérica – os alunos devem compreender que cada número indica uma quantidade e também uma determinada posição na reta numérica.

MATERIAL UTILIZADO:

04 folhas de papel metro branco (para construir a reta numérica); imagens e figuras de papel coloridas; uma caixa de papel grande.

PÚBLICO ALVO:

Estudantes do Grupo V

DESENVOLVIMENTO:

1.   O professor traz de casa uma reta numérica grande (desenhada com as folhas de papel metro que devem ser coladas uma na outra) e a coloca no meio da sala, de uma ponta a outra, de forma que os alunos devem ficar em volta da reta;

2.   O professor explica aos alunos que eles vão participar de um jogo, uma brincadeira, em que as figuras devem ser colocadas na reta de acordo com a sua quantidade e a posição em que o número se encontra;

3.   O professor lembra aos alunos a noção de maior e menor, para que eles possam posicionar as figuras na reta numérica de acordo com o seu valor. Explica que os números estão em ordem e que as figuras devem ser colocadas na reta de acordo com a quantidade em que elas existem dentro da caixa;

4.   O professor tira as figuras de dentro da caixa e espalha-as aleatoriamente pelo chão (as figuras devem ser bastante coloridas para chamar a atenção do aluno –  a caixa deve conter as seguintes figuras: 01 boneca, 02 pirulitos, 03 carrinhos, 04 flores, 05 bolas; 06 peixinhos; 07 livrinhos; 08 canetas e 09 estrelas);

5.   Após espalhar as figuras pelo chão, o professor pede que os alunos encontrem a figura que tem apenas 1 unidade, ou seja, o desenho que tem uma única figura (no caso, a boneca) e o posicione no lugar da reta referente ao numero 01;

6.   O professor parabeniza o aluno que encontrou a figura e a colocou embaixo do número 01, explicando que a boneca foi colocada ali porque só existe 01 boneca. Depois pergunta qual aluno (exceto aquele que já encontrou a boneca) poderia encontrar a figura que tenhas 02 unidades, questionando onde eles acham que devem ser colocados os 02 pirulitos e assim sucessivamente até que todas as posições da reta numérica estejam posicionadas com as figuras;

7.   A brincadeira ocorre até o número 09 e depois de todas as figuras posicionadas na reta numérica, o professor parabeniza os alunos e explica a razão das figuras estarem posicionadas ali, porque estão de acordo com a quantidade e porque existe uma sequência.
 
 É ou não é uma boa atividade para ser apresentada em sala??!

 

No comments:

Post a Comment