ATIVIDADE LÚDICA - Ordenação de números naturais
na reta numérica.
Elaborado por Michelle Machado Lopes
Apresentado na aula do dia 17/12/2012
OBJETIVO:
Ensinar
a ordenação dos números naturais na reta numérica – os alunos devem compreender
que cada número indica uma quantidade e também uma determinada posição na reta
numérica.
MATERIAL UTILIZADO:
04
folhas de papel metro branco (para construir a reta numérica); imagens e
figuras de papel coloridas; uma caixa de papel grande.
PÚBLICO ALVO:
Estudantes
do Grupo V
DESENVOLVIMENTO:
1. O
professor traz de casa uma reta numérica grande (desenhada com as folhas de
papel metro que devem ser coladas uma na outra) e a coloca no meio da sala, de
uma ponta a outra, de forma que os alunos devem ficar em volta da reta;
2. O professor
explica aos alunos que eles vão participar de um jogo, uma brincadeira, em que
as figuras devem ser colocadas na reta de acordo com a sua quantidade e a
posição em que o número se encontra;
3. O
professor lembra aos alunos a noção de maior e menor, para que eles possam
posicionar as figuras na reta numérica de acordo com o seu valor. Explica que
os números estão em ordem e que as figuras devem ser colocadas na reta de
acordo com a quantidade em que elas existem dentro da caixa;
4. O
professor tira as figuras de dentro da caixa e espalha-as aleatoriamente pelo
chão (as figuras devem ser bastante coloridas para chamar a atenção do aluno
– a caixa deve conter as seguintes
figuras: 01 boneca, 02 pirulitos, 03 carrinhos, 04 flores, 05 bolas; 06
peixinhos; 07 livrinhos; 08 canetas e 09 estrelas);
5. Após
espalhar as figuras pelo chão, o professor pede que os alunos encontrem a
figura que tem apenas 1 unidade, ou seja, o desenho que tem uma única figura
(no caso, a boneca) e o posicione no lugar da reta referente ao numero 01;
6. O
professor parabeniza o aluno que encontrou a figura e a colocou embaixo do
número 01, explicando que a boneca foi colocada ali porque só existe 01 boneca.
Depois pergunta qual aluno (exceto aquele que já encontrou a boneca) poderia
encontrar a figura que tenhas 02 unidades, questionando onde eles acham que
devem ser colocados os 02 pirulitos e assim sucessivamente até que todas as
posições da reta numérica estejam posicionadas com as figuras;
7. A
brincadeira ocorre até o número 09 e depois de todas as figuras posicionadas na
reta numérica, o professor parabeniza os alunos e explica a razão das figuras
estarem posicionadas ali, porque estão de acordo com a quantidade e porque
existe uma sequência.
É ou não é uma boa atividade para ser apresentada em sala??!
No comments:
Post a Comment